segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Às vezes é necessário mexer em time que está ganhando

Existe este ditado “Em time que está ganhando não se mexe”, mas será que não se deve mexer mesmo? Será que estas vitórias são baseadas em condutas idôneas, que não existe qualquer tipo de alienação ou repressão? Será que alguma mudança não traria benefícios para o meio onde se está inserido? São perguntas que deveriam ser feitas diariamente por cada um de nós.

É preciso estar ciente que mudanças são necessárias, e o processo de evolução humana é prova disso, a cada dia aprendemos algo novo, e estes novos aprendizados moldam nossa conduta, ou pelo menos deveriam fazê-lo, entretanto existe uma ferramenta muito utilizada por quem tem poder para limitar ou até mesmo extinguir este comportamento, a repressão motivada pela alienação. E isto acontece quando somos colocados em zona de conforto, quando somos levados a pensar que o que não me prejudica não me afeta, ledo engano, pois como diria Isaac Newton, “para toda ação há uma reação”, mesmo que imperceptível de início, mais existe, ou seja, nunca estamos totalmente livres das conseqüências de qualquer que seja a mudança, seremos sempre causa e conseqüência de tudo que nos acontece, só nos basta escolher como e o quê gostaríamos que acontecesse.
 Deveríamos refletir mais sobre tudo o que nos cerca, procurar as verdades que nos faltam, e não apenas aceitar as que nos contam, temos este poder, só precisamos exercitá-lo e posteriormente utilizá-lo para um bem comum, não somente individual, mas que possa auxiliar o desenvolvimento da comunidade como um todo, já que o crescimento do grupo, nos fortalece muito mais que o crescimento individual, pois quando somos capacitados a criticidade e a opinião própria, chegamos mais longe e obtemos resultados bem maiores que nossa expectativa, é preciso entender que ninguém é forte o suficiente sozinho, todos precisam de aliados e quem decide a quem se aliar somos nós, se assim acharmos correto e não conveniente como acontece nos dias de hoje.

E isso só acontece porque a grande maioria ainda tem preguiça de pensar por si só, prefere ficar com as idéias e ideais prontos, seguir cegamente um belo discurso, em detrimento de procurar entender o que se passa ao redor, invés de procurar evoluir somando, prefere a inércia, ser o zero da equação, praticamente inútil para a sociedade, mas completamente útil para os que a governam, e que com meia dúzia de palavras bonitas compram sua fidelidade.

Por fim, é preciso tomar consciência de que somos mais que simples marionetes nas mãos do sistema vigente, devemos mostrar para quem está no poder que este poder foi usurpado, não lhe pertence, pois o poder é nosso, nós temos força para mudar, só precisamos querer e lutar por essa mudança, mas isso nunca irá acontecer enquanto pensarmos pela cabeça de outros, ou pior do que isso, deixar que pensem por nós.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: