segunda-feira, 2 de maio de 2011

Burrocracia

Toda sociedade necessita de leis para manter a ordem, isso é inquestionável, porém há de se dizer que para toda regra deve existir exceção. E isso nada tem a ver com enaltecer o “jeitinho brasileiro”, mas sim oferecer soluções rápidas em ocasiões extremas, e também agilizar processos simples, que se tornam complexos única e exclusivamente por “regrinhas” mal colocadas, que na maioria das vezes nem são tão importantes assim para o andamento da questão.

Imagine quantas pessoas são prejudicadas diariamente no Brasil por problemas burocráticos, coisas que poderiam ser resolvidas rapidamente, apenas com o uso do bom senso, da cordialidade, da solidariedade. Pois se pararmos um só momento para pensar, lembraremos de quantos casos de pessoas que morreram em filas ou mesmo em transito entre hospitais, somente por problemas pífios, como falta de cobertura de plano de saúde ou atraso no pagamento do mesmo, ou no tempo perdido em agências bancárias esperando por um atendimento que não poderá ser realizado por falta de um documento, mesmo você já sendo cliente do estabelecimento a um certo tempo. Coisas estas que poderiam ser resolvidas facilmente, mais talvez por falta de empenho e um pouco de inteligência poderiam ser facilmente resolvidas, pois o que é mais importante, um pedaço de papel ou a vida de uma pessoa no caso do sistema burocrático dos hospitais, a perda de um cliente antigo pelo simples motivo de um documento esquecido, mais que com certeza já faz parte do cadastro anterior do cliente na mesma instituição.

É notório o problema burocrático do Brasil, que cobra tanto de um lado e afrouxa do outro, que cobra tanto de uns e quase nada de outros, que ainda julga por aparência e não por decência. Há de se dizer também que o problema burocrático do País está além das instituições, está impregnado em nosso dia a dia, na maneira como enfrentamos nossos problemas, no conformismo frente a qualquer regra que nos apresentem, sem contestação, sem procura pela verdade da situação, sem a busca pela compreensão da situação do outro, seguindo apenas o que está no Script e nada mais. Precisamos acabar com o engessamento dessas “regrinhas”, criando espécies de normas de conduta, avaliando cada caso individualmente, nada deve ser tão rígido ao ponto de prejudicar uma das partes, tudo pode ser negociado, para tudo existe um consenso, uma forma de resolução que satisfaça ambos os lados e torne a vivencia menos robotizada, esqueçamos a Burocracia, que a cada dia que passa torna-se mais Burrocrática.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: