segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sobre Admiração...

Uma dos sentimentos mais sensacionais que podemos ter o prazer de obter das pessoas é a admiração, pois é algo que não conquistamos por esforço, mas sim por ser o que somos, e nada mais que isso. Muitas vezes somos admirados por pessoas das quais nunca imaginaríamos, pessoas que nunca demonstraram sinal algum do que sentiam a seu respeito, mais que por detrás de sua aparente indiferença nutriam tal sentimento anonimamente em relação a nós, mas revelam aos outros com normalidade.

Sentir-se admirado massageia o ego, nos envaidece e faz com que continuemos agir da mesma forma em relação às pessoas, pois é ótimo ver as pessoas enaltecendo nossas qualidades, assim como não percebendo nossos defeitos. Ver o brilho no olhar e a paixão com a qual as pessoas falam de você, o sorriso que abrem ao lhe ver chegar, a atenção dispensada a tudo que você fala, como também o fascínio por cada gesto, cada atitude, cada opinião que proferimos.
Contudo ser admirado exige de nós certa responsabilidade, pois você acaba se policiando em suas atitudes visando continuar recebendo tal admiração, já que quando somos admirados, as pessoas que nutrem este sentimento por nós acabam nos tendo como referencia, costumam basear-se em nossas atitudes para tomar suas decisões, algo muito gratificante, porém carregado de responsabilidade.

Assim como a admiração têm seu lado bom, também existe o lado ruim, pois a pessoa admirada tende a chamar a atenção para si, já que é muito lembrada e elogiada pelos demais, gerando assim inveja em outras pessoas que gostariam de ter a mesma notoriedade, mas não a possuem por considerarem-se muito melhores que as outras, e assim assumem uma postura de soberba, que afasta qualquer chance de obter respeito de quem quer que seja. Aliás, a inveja nada mais é que a admiração proveniente de uma pessoa que não aceita menos reconhecimento que outra a qual considera menos qualificada, algo inexistente, pois todos têm as mesmas capacidades e condições, o que diferencia um dos outros é à força de vontade e a gana de vencer sem que para isso seja necessário passar por cima dos outros.

Na medida em que agimos eticamente e com respeito, conquistamos a confiança das pessoas, e a partir daí, se continuarmos tratando todos como iguais e com o respeito que merecem, conquistaremos sua admiração e cordialidade, fazendo com que o convívio se torne cada vez mais harmonioso em nosso dia a dia.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: