quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sobre erros

Muita gente acha que admitir um erro é revelar sua fraqueza, porém isto não condiz com a verdade, pois todos somos humanos e por assim ser passiveis a erros. Já dizia o ditado “Errar é humano!”, contudo poucas pessoas aceitam seus erros e normalmente atribuem seu insucesso aos outros, colocando ou pelo menos tentando jogar sua responsabilidade sobre os mesmos, criando assim conflitos desnecessários e a perda de credibilidade dentre os demais.

Quando erramos, o fazemos inconscientemente, pois sempre temos intenção de acertar, já que acreditamos que tais atitudes eram as mais corretas a serem executadas no momento, entretanto acabamos descobrindo que não era, porém quando nos damos conta disso nos concentramos mais em encontrar culpados para assim repassar nossa responsabilidade, do que na resolução do problema ocasionado. Com isso cria-se um segundo problema, pois além do erro inicia-se uma espécie de caça as bruxas, onde um responsável deve ser apontado, e este não pode ser quem gerou todo o problema (pelo menos é o que a pessoa que errou pensa), pois seu ego não permite que ele ao menos cogite que errou. Então quem acaba levando a culpa normalmente é de quem identificou o problema, já que estava no local errado e na hora errada, e o problema acabou estourando em sua mão, caracterizando-o assim como o principal culpado pelo acontecido, mesmo sem ter culpa alguma e ainda poderá sofrer as punições no lugar do verdadeiro culpado, que por ter esquecido o conceito de humildade acabou prejudicando outras pessoas.

Certa vez ouvi uma frase que dizia: “Não interessa descobrir quem é o culpado, mas sim resolver o problema”, achei perfeita, aliás, se todos pensassem deste jeito existiram poucos problemas a resolver, existiriam menos desgastes entre as pessoas e os verdadeiros culpados não teriam problemas em admitir que a falha foi sua, pois sabia que sempre existiriam pessoas dispostas a ajudar. Pois quando se é humilde para pedir ajuda e admitir sua falha todos farão o possível para ajudar, contudo quando se é egocêntrico e incapaz de reconhecer que errou todos deixam que a pessoa resolva o problema sozinha, tendendo a afastar-se e a deixar a pessoa de lado, até que ela reveja seus conceitos e admita que errou e que precisa de ajuda, já que é sabido que ninguém é super herói, apesar de que até eles têm seus pontos fracos, e muito menos perfeitos.

Portanto, vamos exercitar nossa humildade, admitir nossas falhas e se necessário pedir auxilio para resolvê-las, pois errar é humano e reconhecer nossos erros é sublime, além de nos proporcionar um relacionamento muito melhor com as outras pessoas, que estarão sempre dispostas a ajudar, pois todos sabem que o erro é tão importante quanto o acerto, já que através dele aprendemos e melhoramos nossas habilidades.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: