segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Qual o seu Talento?

Todo ser humano nasce com capacidades semelhantes, todos são capazes de aprender e executar qualquer coisa, contudo alguns têm maior facilidade para desenvolver algumas das habilidades aprendidas, é o que chamamos costumeiramente de dom, ou se preferirem, simplesmente talento.

Com isso nos tornamos seres distintos, cada qual com uma habilidade diferenciada que poderá definir nosso futuro, pois se todos pudessem atingir o mesmo nível em um único segmento, ninguém trabalharia nas demais vertentes de habilidade. Imagine se todos pudessem ser um Van Gogh, será que existiriam os gênios de outros segmentos? Com certeza perderíamos um Beethoven, um Pelé, uma Carmen Miranda e muitos outros gênios de seu segmento.

Cada um de nós pode reproduzir um quadro de Van Gogh e nunca alcançar metade do talento dele, ou tocar uma sinfonia de Beethoven e jamais conseguir criar a sua própria, como também imitar os passos de Carmem Miranda e não conseguir montar sua própria coreografia, enquanto todo jogador de futebol tenta reproduzir as jogadas de Pelé e acabar se rendendo a toda genialidade do Rei do Futebol.

Entretanto isso não significa que somos piores que as personalidades citadas, mas sim que todos podem decidir o que fazer com seu talento, como desejam utilizá-los, e para que fim o farão. Pois é certo que todos eles basearam-se em personalidades de sua época para que atingissem a notoriedade e se tornassem referencias como o são hoje. Tornaram-se ídolos por serem humildes o bastante para admitir que precisavam de uma base, para a partir daí construir sua própria arte.

Muitas vezes tentamos fugir de nossos talentos, corremos atrás dos talentos alheios, lutamos, batalhamos, e o máximo que conseguimos é nos tornarmos bons, enquanto nosso verdadeiro talento está lá, deixado de lado, esperando que reconheçamos que o que nos prestamos a fazer não é realmente a coisa a qual temos mais habilidade, mas sim algo que fazemos somente por considerar que teremos maior reconhecimento, fama, ou então que nos trará um retorno financeiro maior. Pensem quantas pessoas sofrem por estar buscando tornar-se referencia em áreas que não condizem com seus verdadeiros talentos, quantos vivem a procura da satisfação que nunca encontram, e tudo isso somente por dedicar-se a um talento que não é o seu, buscar a notoriedade que não lhe é de direito.

É preciso parar de pensar apenas no sucesso a qualquer preço, em ser o que as pessoas admiram, e voltar-se para si, já que ninguém viverá sua vida e nem suas angustias, por isso não se prive de ser o que é e fazer exatamente o que suas habilidades fazem de você, ser único é muito melhor do que ser tão razoável quanto os outros, arrisque, deixe que lhe chamem de louco, pois só você tem o direito de considerar-se um derrotado ou um vencedor, independentemente do que os outros dizem, ou da notoriedade que conquistarás com seu talento!

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: