quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Empresário X Cliente

O Mundo dos negócios não é fácil, disso todos sabem, pois cresce a cada dia a competitividade dentre as empresas de mesmo segmento e o que as diferencia é a qualidade do produto ou serviço. A partir daí surgem diversos pontos que podem fazer a empresa prosperar, como por exemplo, a qualidade do produto ou serviço, a dedicação dos colaboradores, a satisfação do cliente, aliás, esta está diretamente ligada ao custo beneficio do que se está comprando e a visão empreendedora do proprietário e/ou gerentes da empresa.

Muitos empresários quando criam suas empresas iniciam muito bem, porém com o passar do tempo perdem espaço no mercado, e nem sempre por seu produto estar defasado ou por falta de qualidade, neste momento inicia-se a “caça as bruxas”, o empresário começa a procurar culpados para a baixa de rendimento da empresa. Começa a reformular a equipe, contrata consultores que pouco sabem sobre a empresa e inundam-na procedimentos que só funcionam na teoria, contratam palestrantes para motivar a equipe de colaboradores, estabelecem prêmios por metas atingidas, investem em publicidade, enchem o estoque de produtos prontos para entrega, porém pouca coisa muda, a empresa ainda não consegue resultados satisfatórios. E é neste momento que muitas destas empresas fecham ou trocam de proprietários, que ao assumirem criam estratégias, baixam o valor do produto visando acabar com o estoque e reativar a produção, e assim conseguem fazer a empresa respirar por algum tempo, nada que a administração anterior também já não tenha feito e conquistado os mesmos resultados, porém de depois de certo tempo reinicia-se o mesmo circulo vicioso de reformulações e etc...

Entretanto se pararmos para analisar as empresas que mais prosperam no mercado, descobriremos um fator que seus proprietários e gestores conservam, mas que os demais desprezam com o passar do tempo, claro que não o fazem conscientemente, mais o fazem, tornam-se Empresários e esquecem que também são clientes, ou seja, os empresários que ainda conseguem pensar como clientes são os que prosperam e os que deixam de pensar como clientes e visam só o lucro falem.

Outros fatores que muitas vezes derrubam uma empresa é a supervalorização do produto, aproveitam-se do retorno midiático que o mesmo atingiu e elevando seu valor, como também a falta de tato no que se refere à diferenciação de serviços, ou seja, atribuir o mesmo valor a serviços distintos, gerando assim desconfiança no consumidor que acabará não consumindo nenhum dos serviços prestados.

Portanto, na maioria das vezes uma empresa para continuar crescendo não precisa de nenhum tipo de consultor ou palestrante, mas sim de Empresários que saibam pensar como clientes e assim voltem-se a atender as necessidades do mesmo, pois sem clientes nenhuma empresa sobrevive ou prospera.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: