quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Um Conto de Natal - Parte 1

Certa vez em uma cidadezinha do interior do nordeste nasceu um garoto franzino, caçula de uma família de dez irmãos, aliás, algo comum nesta região do País, cresceu em meio à pobreza extrema, onde se alimentavam no máximo duas vezes ao dia, seu nome era Natalino, pois havia nascido no dia 25 de Dezembro, data em que se comemora o Natal, algo do qual Natalino pouco sabia, nada muito além de ser o suposto dia do Nascimento de Jesus Cristo. E assim vivera até a ante véspera de seu sétimo aniversário, quando adoeceu vítima da má alimentação e teve de ser levado as pressas para o Hospital da cidade mais próxima, que ficava a cerca de 40 Km de onde morava.

Chegando aos limites da cidade Natalino reparou que a cidade estava toda enfeitada com laços e fitas vermelhas, verdes e também com sinos dourados, então ficou se perguntando se aquela cidade era sempre tão enfeitada e linda como acabara de observar, já que nunca antes havia saído da cidadezinha onde morava e nem mesmo visto algo parecido, pois não tinham nem Televisor e muito menos rádio em sua humilde casa.


No dia seguinte Natalino acorda cedo e já alocado em seu leito no Hospital, ainda sonolento e debilitado olha para o lado e percebe que tem companhia, e não se tratava de seu velho pai que dormira em uma cadeira ao de sua cama, mas sim de Vitor, um garoto com mais ou menos sua idade que estava internado há algum tempo vítima de uma doença rara e muito grave, que segundo os médicos lhe daria apenas alguns meses de vida, prazo este que estava prestes a expirar.


Natalino então fica a observá-lo, esperando que despertasse para que pudessem conversar, algo que logo aconteceu, sem perder tempo Natalino o cumprimentou: Bom dia, como você está? Chamo-me Natalino, qual seu nome?


O Garoto virou para natalino com certa dificuldade e respondeu com um tímido sorriso no rosto: Olá, me chamo Vitor e estou me sentindo um pouco melhor hoje, mamãe me disse que minha doença é grave e que em breve terei que ir para o céu viver com Jesus e também Deus. Depois de ouvir as palavras do garoto Natalino ficou em silencio por alguns segundos, imaginando como seu novo amigo deveria estar sofrendo, contudo tentou rapidamente quebrar o clima de desanimo de Vitor, olhou-o com um largo sorriso no rosto e disse: Você sabia que nasci no mesmo dia que Jesus? E é por isso que me chamo Natalino!


Vitor respirando com certa dificuldade diz a Natalino: Poxa que legal, você deve adorar seu nome, e ainda deve ficar muito feliz, pois todo mundo comemora seu aniversário com uma grande festa e você deve ganhar muitos presentes! Sem entender nada Natalino se pergunta: Festa, presentes, do que ele está falando? Nunca tive uma festa de aniversário e muito menos ganhei presentes...Então Natalino meio assustado com o que acabara de ouvir responde a Vitor: Do que você está falando, nunca ganhei nada de presente e nunca tive festa de aniversário, de onde você tirou essa história, deve estar me confundindo com alguém, minha família é muito pobre e não tem condições de fazer festas e nem de me presentear!


Após ouvir o que Natalino acabara de falar, Vitor desculpou-se e lhe disse que não queria ofende-lo, mais achava que toda criança ganhava presentes no Natal, pois sua mãe falara que Papai Noel nunca se esquecia de ninguém. Então novamente em dúvida Natalino perguntou a Vitor quem era esse tal de Papai Noel, que nunca ouvira falar deste senhor e muito menos o havia visto algum dia. Vitor espantado com o que Natalino acabara de falar lhe pergunta: Como assim você não conhece Papai Noel? Todos conhecem e mandam-lhe cartas todo ano pedindo algo que gostariam de ganhar de presente de Natal, e como é muito bondoso e generoso atende a todos os pedidos da melhor maneira possível, por isso enfeitamos nossas casas e também a cidade toda, para que recebamos bem o Papai Noel!


Diante do que Vitor acabara de contar-lhe, Natalino descobre a resposta para a pergunta que tinha feito a si mesmo quando chegou à cidade. E também que sabia menos do Natal do que imaginara, mais o assunto lhe provocou grande curiosidade, então pediu que Vitor lhe falasse mais sobre o Natal, e o que deveria fazer para receber os presentes de Papai Noel, e também o que Vitor havia pedido neste Natal.


Continua...


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: