quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Acomodados=Célula cancerígena

A cada dia que passa mais me convenço que nada acontece sem que haja um motivo plausível, ou seja, tudo que acontece com cada um de nós é resultado de nossas próprias escolhas. Somos causa e efeito de tudo que experimentamos, da mesma forma que tudo que façamos a favor ou contra alguém um dia retornará, e então não caberão queixas, lamurias, reclamações a respeito de sorte ou azar. Aliás, ambas vertentes considero míticas, utilizadas apenas como figuras de linguagem, algo que se fala apenas para sintetizar uma história a respeito de algo que aconteceu conosco, pois como já dizia a celebra frase de Thomas Jefferson: “Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”, entretanto em se tratando do famigerado azar acredito ser uma desculpa utilizada por seres acomodados para justificar seus insucessos.

Pessoas acomodadas são como células cancerígenas, pois contaminam e destroem qualquer outro ser que esteja em contato direto com a mesma, muitas vezes convertendo-a em mais uma de sua espécie, algo como uma simbiose comportamental. Seres acomodados devem ser extirpados de qualquer convívio social, especialmente em âmbito profissional. Já que pessoas acomodadas prejudicam e/ou influenciam seus colegas de trabalho, assim como uma engrenagem defeituosa em uma máquina, que acaba por sobrecarregar e desestabilizar o pleno funcionamento das demais peças, acarretando em danos que podem provocar a quebra de tal equipamento, gerando ônus e muitas vezes prejuízos irreparáveis.

Em nossa vida profissional, muitas vezes confundimos as relações, algo que em muito prejudica o bom andamento dos trabalhos. No ambiente de trabalho é preciso ter-se consciência de que todos são colabores da empresa, não necessariamente amigos, mas sim colegas de trabalho. Claro que como seres humanos que somos muitas vezes criamos vínculos amiguitícios com outros colabores, tanto pela compatibilidade de idéias, como por gosto em comum, o que pode acabar gerando desconforto, se um dos envolvidos nesta relação de amizade não souber separar os âmbitos profissional e pessoal. Para o bom relacionamento dentro da empresa se faz necessário deixar claro a tais pessoas com as quais se criou uma relação amiguitícia, que dentro dos muros da empresa deseja que a cobrança de profissionalismo deva ser recíproca, respeitosa e sempre visando o bem da instituição, sem qualquer tipo de privilégio a um ou outro colaborador somente por ter por algum deles uma empatia maior.

Portanto, para o bom convívio profissional deve-se deixar as amizades de lado e focar apenas no objetivo, que é o bem da empresa, não importando se tem maior afinidade com fulano ou cicrano, e até mesmo se não gosta de beltrano. Deixe o orgulho de lado e assuma uma postura neutra, sem pender para qualquer dos lados, faça o que tem que ser feito, ajude quem quer que precise, gostando da pessoa ou não, pois o que está em jogo não é sua relação com a pessoa, mas sim seu futuro profissional e a vida útil da empresa, que por se tratar de sua fonte de renda, deve ser tratada com carinho e zelo, pois no mercado competitivo de hoje, só sobrevivem e prosperaram os profissionais de verdade, aqueles que não medem esforços em beneficio da empresa, sobrepondo-os acima até de seus próprios benefícios.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: