segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Você antes, para depois vocês!

Muita gente ainda acha que a sua felicidade depende de outra pessoa, e se continuar a pensar assim nunca será feliz de verdade, pois na realidade para que consiga o objetivo de ser feliz, você deverá aprender a o ser sozinho, ou seja, antes de mais nada deverá primeiro conhecer-se, saber quem é verdadeiramente e assim aceitar-se. Parece fácil, mais infelizmente não é, se faz necessário uma introspecção visando compreender suas prioridades e o quanto você se esforça em busca de atingir tal objetivo. E um das maneiras de obter êxito é procurando resolver seus problemas sozinho, não que vez ou outra você não possa pedir ajuda, porém procure sempre resolver tudo por si só, então em ultima instancia peça auxilio a alguém, isso fará de você uma pessoa menos dependente, e por conseqüência mais segura de si.

Após conseguir o autoconhecimento e também a autonomia de seus atos, qualquer um de nós estará pronto pra dividir sua rotina com outra pessoa, que só lhe acrescentará algo se também for independente e segura, pois um dos venenos mais destrutivos dos relacionamentos é sem dúvidas a insegurança de uma das partes, ou pior, de ambas, já que só existe confiança se existir segurança, em si e no outro, pois todo relacionamento deve ser dividido em duas partes, a individual, onde cada um cuida de seus problemas e tentar resolve-los da melhor maneira possível, onde é imprescindível a liberdade de escolha, e a segunda parte que é a vida a dois, onde ambos tenham autonomia para tomar decisões, e bom senso para colocá-las em prática.
Claro que em toda relação interpessoal haverá divergências, e é neste momento que entra a questão do bom senso, onde ambos terão de ceder em alguns pontos para atingir o bem comum.

Entretanto nos dias de hoje esse equilíbrio quase inexiste, ambos querem ter razão, mais nenhum dos dois ouve o que o outro tem a dizer. Este é o problema fundamental da maioria dos relacionamentos, os que conseguem agir de forma diferente têm relações mais duradouras e promissoras, pois ouvir é tão importante quanto falar, quem fala muito e ouve pouco certamente só fala besteira, e quem ouve mais do que fala acaba por aprender mais e por fim se torna mais sábio.

Portanto, antes de procurar sua felicidade em alguém, algo que não existe, já que ninguém é felicidade de ninguém, procure em você mesmo, pois este é o caminho correto. Não tenha medo de errar, já que o medo de perder tira a vontade de ganhar, mas seja honesto sempre, fale o que não lhe agrada, ouça o que o outro tem a dizer, tentem resolver esta questão juntos e por fim escute com a mesma freqüência com que fala, procure um ponto em comum e se esforce para cumprir o que for acordado, pois só terás o direito de cobrar se estiveres fazendo a tua parte, fora isso ambos continuaram medindo forças para decidir quem “manda” na relação, o que é um sentimento errôneo, já que em uma relação saudável ninguém tem autoridade maior que o outro, mas sim deve existir um sentimento de cooperação mutua visando a obtenção de uma relação saudável e duradoura.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: