sábado, 23 de outubro de 2010

Consulta de opinião

Hoje gostaria de propor um teste a vocês leitores do Psico Habitat, nada muito complicado, que se executado da maneira proposta mostrará a vocês um resultado impressionante.

As Regras são as Seguintes:

Após ler a primeira pergunta, dê sua resposta no campo de comentários e então só depois Leia o conteúdo do Texto.

Depois de lido o texto volte ao campo de comentários, responda a pergunta que será feita no fim do texto e se possível justifique sua resposta. Vocês verão como é interessante a diferença existente entre a resposta de um e outro, como também a sua própria em relação à opinião que tinha antes da leitura do texto.

Então vamos lá, leiam o texto e se possível respeitem as regras para que o resultado seja satisfatório!


Você se considera uma pessoa limitada?

Posso imaginar sua primeira resposta e até a compreendo, pois muitos de nós acabamos por ter uma leitura errônea da palavra LIMITADO no que se refere às pessoas. Porém se faz necessário lembrar que pessoas não são como objetos, que possuem limite fixo, ou seja, o que excede sua capacidade é perdido. Pessoas têm capacidade infindável de aprendizagem, contudo necessitam de força de vontade, algo que poucos tem e que sem ela a limitação é inevitável.

Entretanto o que deveria nos servir de embasamento é que ser limitado não é em todo ruim, pois o fato de ser limitado demonstra que ainda existe possibilidade de aprendizagem e isso é excelente. As limitações para seres humanos são, ou pelo menos deveriam ser, apenas agentes motivadores, que os alçassem a vôos maiores, e também lhes garantissem possibilidades de sucesso em qualquer objetivo. E o que vai determinar o limite de cada um, é exatamente sua capacidade de superação e dedicação, pois capazes todos somos, só nos basta manter aceso o fogo da auto motivação, que nos impulsiona a melhorar a cada dia, fazendo com que nos tornemos pessoas melhores e mais receptivas.

Caso alguém venha a nos chamar de limitados, não nos chateemos, mas sim procuremos melhorar, aprender, crescer, procurando soluções para que essa limitação se torne cada vez menor, e nós, cada vez mais ávidos por conhecimento. Estar limitado não é um defeito, e sim uma oportunidade de crescimento, agora permanecer limitado, sem ao menos um mínimo esforço para sair da mesmice, aí sim é um grande pecado, que como tal nos levará a um único fim, o descrédito.

Devemos aprender com nossos erros, vencer nossas limitações, e procurar sempre melhorar, tendo consciência que todos somos em algum momento ou área de conhecimentos limitados, e que só depende de nós a suficiência de conhecimento em tais ocasiões, mantendo sempre a humildade de dizer que ainda não possuímos domínio de tais informações e também que vez ou outra precisaremos de ajuda para solucionar nossos problemas, pois como diz o velho ditado, “Quem não tem humildade para sentar e aprender, nunca será bom o bastante para levantar e ensinar”.

Portanto após analise das impressões sobre o contexto de ser ou não limitado, e diante da visão que você leitor tinha anteriormente, responda a seguinte questão:
Você mudou sua opinião sobre a resposta dada ao questionamento anterior que lhe indagava sobre ser uma pessoa limitada?

Bom leitores, espero a colaboração de todos vocês, pois gostaria de saber a opinião de cada um a respeito deste assunto.
Desde já agradeço a colaboração!

By: Rivaldo Yagi

3 comentários:

Rafa disse...

Sim, e acredito que todas as pessoas como eu que deixam o dia-a-dia dominar seu foco de raciocínio e reflexão, acabam pensando que limitação é uma barreira, que ser limitado é ter ficar sentado esperando tudo e todos criem façam e aconteçam, pois sou limitado e fico parado, (pecado já disse Ryagi). Em seguida reclamo e digo que foi complô, querem meu mal! (pecado já disse Ryagi). Se todos os dias agíssemos com sabedoria para focar a limitação o infinito céu seria o limite! E certamente atingiríamos vôos mais altos em nossas vidas!
Rafa.

maria disse...

Todos somos limitados. Temos, enquanto seres humanos, finitude e esse é o limite!
Depois de ler o texto continuo certa de que tudo que tem um fim é limitado, mas o que se aprende, sem dúvida, conta para o crescimento da alma que se mudará desse espaço para o ininito!

Bruna disse...

Eu me considero uma pessoa limitada, muitas das minhas objeções fracassam, por eu não saber como desenvolvê-las ou por medo. Medo, talvez seja esse o grande precursor dos meus limites, e pior, eu sou a responsável por tais.
Continua com a visão dos meus limites, e acho isso um ponto positivo, ter consciência que se é um ser limitado é importante para que tenhamos força de vontade de vencê-los, que somos capazes, e que nessa luta, o principal adversário somos nós mesmos. Se redimir diante dos limites, é uma forma de aniquilar nossas prováveis conquistas.