terça-feira, 7 de setembro de 2010

As 4 Virtudes de um vencedor

Existe um sentimento comum a todo ser humano, vencer! Todos têm este desejo, então lutamos a cada segundo para conquistá-lo, e essa vitória pode ser tanto na vida pessoal, quanto profissional e também sentimental. Porém, para que consigamos chegar a tal objetivo precisamos ter pelo menos quatro características marcantes, talvez até indispensáveis, que reunidas nos levam diretamente ao topo, ao tão sonhado sucesso, contudo é preciso salientar que não existe sucesso sem trabalho, empenho, dedicação e até renuncias.

Estas quatro virtudes são: Excelência, Comprometimento, Honestidade e Humildade, juntando tais características qualquer pessoa é capaz de vencer, sem que haja necessidade de unir forças com outras pessoas.

Excelência: Remete a capacidade de cada ser humano de exercer plenamente uma função, ser especialista na mesma, destacando-se dos demais em tal segmento e realizá-lo da melhor maneira possível e no menor tempo possível. Já que não existe pessoa especialista em mais de uma função, ela pode saber no máximo executar de forma mediana, mais conhecimento pleno só terá em um único segmento, pois como diz o ditado “Quem se diz bom em muita coisa, não é bom em nada!”.

Comprometimento: Está aí uma característica indispensável a qualquer pessoa que queira vencer na vida, pois não existe vitória sem dedicação plena a determinado fim, é preciso estar sempre focado, completamente envolvido com o projeto, para que se possa alcançar o êxito, seja qual for o objetivo que se deseja conquistar.

Honestidade: Bom, esta virtude é a mais simples e talvez a única que gera discussão, pois na realidade esta característica deveria ser básica e nem mesmo ocupar uma posição tão importante no caminho rumo ao sucesso, já que deveria ser regra para qualquer ser humano cumprir com suas obrigações, sem que para isso se fizesse necessário prejudicar e/ou enganar outra pessoa, sem qualquer tipo de exceção.

Humildade: Como a própria honestidade, tal característica deveria ser obrigatória a todo ser humano, pois o relacionamento interpessoal se faz necessário e é com ele que aprendemos todo e qualquer tipo de lição, que futuramente nos será valiosa para que atinjamos nosso objetivo, devemos tratar todas as pessoas da mesma forma, da mais importante, a mais singela, pois como diz mais um dito popular, “Respeito é bom, e todo mundo gosta”.

Portanto, se conseguirmos agrupar todas essas virtudes, cedo ou tarde nos tornaremos vencedores, reconhecidos e admirados, por pessoas que irão nos ver como exemplo e tentaram seguir nossos passos, como nós mesmos o fazemos em relação às pessoas vitoriosas que conhecemos, e que nos servem de estimulo para conquistar a nossa própria vitória.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: