terça-feira, 17 de agosto de 2010

Raciocinar e racionalizar

Como seres humanos que somos e dotados de faculdades mentais que nos diferenciam das outras espécies, temos o dom de poder utilizar estas duas vertentes de comportamento, que são indispensáveis uma a outra.

Todo ser humano é capaz de raciocinar, e o faz infinitas vezes durante o dia, pois precisa de tal faculdade para que tenha noção do que vivencia. Concebendo raciocínio como capacidade de interpretar informações adquiridas anteriormente e processa-las para que compreendamos o significado de fenômenos vivenciados, chegasse à problemática da lógica, digo problemática por se tratar de um evento psíquico responsável por encontrar sentido para determinada informação, que nada mais é que o resultado do eventual raciocínio.

Assim que descobrimos a lógica, passamos para um estágio mais avançado, que só se faz possível após encontrarmos a lógica de tal questão. A este estágio damos o nome de razão, pois racionalizar só é possível após a compreensão do evento ocorrido, ou seja, só podemos racionalizar sobre algo que já entendemos, que já compreendemos a lógica, e daí em diante só nos restará descobrir se tal evento é interessante e se vale à pena investir em sua continuidade, pois se faz necessário lembrar que racionalizar nada mais é que mensurar as informações adquiridas após o raciocínio, e a decisão de praticá-las ou não.

Sendo assim, chegamos à conclusão que raciocinar e racionalizar são fenômenos psíquicos complementares, pois um depende do outro para existir, e se fazem necessários a qualquer ser da raça humana.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: