quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A concepção de sujeito

Quantas vezes você já se referiu a alguém como sujeito? Não poucas, não é verdade. Pois bem, e dentre todas as vezes que fez referência a tais pessoas como sujeito, perguntou-se qual o sentido de tal palavra? Creio que nunca não é? Mais quanto a isso fique tranqüilo, a maioria das pessoas não o faz.

Quando falamos em sujeito na tradução literal, remetemos a algo ou alguém que está à disposição, acessível, aberto a qualquer que seja o propósito. O que faz com que muitas pessoas conceituem sujeito como um ser inferior, que tem como único objetivo de vida servir aos outros e/ou serem pessoas manipuláveis, já que a palavra sujeito também é sinônimo de sugestão, ou seja, parte do principio de que as pessoas são sugestionáveis, e que devem aceitar a verdade alheia como a única existente sem direito a questionamento. O que acaba por ser característico de muitas dessas pessoas, que aceitam essa condição de vida, acatando tudo o que lhes é sugerido por terceiros, seja relacionado a credo, raça ou condição social.

E essa concepção de sujeito vem ganhando mais espaço a cada dia que passa, pois a cada dia surge uma nova moda, uma nova tendência, uma nova crença, novos ideais plantados na mente de todos como algo evolutivo, mas que na verdade é retroativo, já que não existe avanço onde não a liberdade de pensamento, o que nos dias atuais é bem raro, pois não é conveniente para as pessoas que detêm o poder influenciar o restante das pessoas a racionalizar, a formar suas próprias ideologias e conceitos a respeito da sociedade em que vivem.

Por fim se faz necessário salientar, que apesar dos conceitos acima descritos a partir da palavra sujeito e seu significado para algumas pessoas, se faz necessário lembrar que nem sempre as pessoas que lhe abordam com tal palavra têm a intenção de diminuí-lo, muitas vezes a própria pessoa nem de se dá conta do conteúdo subliminar existente na maioria das palavras que pronuncia.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: