segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nunca Subestime a capacidade alheia

Quem nunca ouviu aquela frase clichê que diz para não subestimarmos a capacidade alheia, creio que todos em algum momento viemos a ouvir, e muitos até a consideram uma realidade, inclusive eu. Realmente não se deve questionar a capacidade das pessoas, pois todos os seres humanos têm capacidade de desenvolvimento, basta que os próprios queiram evoluir e se dediquem para atingir tal objetivo.

Como único animal racional entre todas as espécies existentes no planeta, (digo no planeta, pois o universo é até onde se sabe infinito e assim sendo, seria soberbo acreditar que somos os únicos seres pensantes do universo), o ser humano tem em si o poder de criar e/ou aperfeiçoar tudo o que lhe parecer necessário. Claro que alguns têm um grau de intelecto até certo ponto mais evoluído do os outros, porém isso não significa que os outros não possam vir a desenvolver seu intelecto a ponto de igualar ou até superar aqueles que eram considerados superiores. E esse fator que o possibilita aprender e apreender, que faz do ser humano um ser de capacidades inestimáveis, ou seja, ausente de mensuração.

Assim como não se pode mensurar a capacidade intelectual e racional dos seres humanos, também não se deveria subestimar tais capacidades, pois cada individuo tem um desenvolvimento diferenciado em relação ao que se propõe a fazer e/ou aprender. Com isso o que determinará o desenvolvimento de cada individuo será a sua vontade de tornar-se melhor, e não suas limitações, salvo em situações em que o individuo nasça com alguma patologia que impeça sua compreensão de mundo, que afete seu intelecto, sendo assim, os indivíduos que não pertencem ao grupo das exceções, tem capacidade o suficiente e não devem ser subestimados.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: