segunda-feira, 26 de julho de 2010

Equilibrio entre Superestima e Subestima

Bem, nos últimos dois post escrevi sobre subestima e superestima, e os efeitos causados nos indivíduos acometidos por estes dois extremos, claro que tudo descrito como opinião pessoal, no sentido de incitar em cada um seu poder de reflexão sobre o assunto. Então hoje estarei discorrendo sobre o que considero o equilíbrio entre ambos os temas, pois os mesmos se fazem necessários na vida de todos nós.

Quando tratamos da subestima, do fator demonstrar ao individuo suas limitações, nem sempre estamos interessados em diminuí-lo, mas sim ajudá-lo a corrigir alguns erros de comportamento, para que assim o mesmo possa evoluir e alcançar o êxito em seus objetivos de vida. No entanto, existem pessoas que têm prazer em diminuir às outras, em mostrar sua superioridade em um determinado campo em que ambos se dedicam a ocupar, e o fazem não para ajudar no crescimento do outro, mais sim para persuadir o individuo a acreditar que é incapaz e então vir a desistir do objetivo. Entretanto tais indivíduos, que se dedicam em subestimar os outros, têm também um grave problema, elas se superestimam, ou seja, dão a si próprio um valor além do que realmente têm, e com isso podem acabar metendo os pés pelas mãos em algum momento, acabando por falhar, então neste momento se encontraram em uma situação difícil, pois ninguém vai se prestar a ajudá-lo, muito por causa de sua soberba, o que o afastou dos demais.

Para alguns destes indivíduos que superestimam suas capacidades falhar os serve de lição, e os fazem refletir sobre suas atitudes e então regenerar-se, contudo existem outro grupo, onde se encontram os indivíduos orgulhos, que preferem morrer a aceitar que falharam e precisam de ajuda para se recuperar, atribuem sua falha a interferência de terceiros, dizem-se perseguidos, tentando transferir sua incompetência para os demais, e assim se isolam ainda mais dos demais indivíduos, e por esse motivo demoram muito mais tempo para se reerguer, isso quando conseguem.

Sendo assim, para que um individuo atinja o sucesso em sua vida, é necessário que o mesmo consiga o equilíbrio entre estas duas vertentes descritas, pois nos dias de hoje temos provas mais que suficientes que os extremistas nada mais são que indivíduos limitados, incapazes de atingir o ápice de seu potencial, pois são seres inflexíveis, que se negam veementemente a mudar de opinião ou até mesmo aceitar sugestões.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: