quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sugestão do Leitor #1 - Depressão

Para que possamos falar de depressão, primeiramente temos que saber exatamente o que é, ou pode ser considerado um estado depressivo. Muitas pessoas confundem depressão com tristeza, porém a depressão pouco se relaciona com a tristeza, pois todos têm momentos de tristeza e nem por isso se encontram em um quadro depressivo.

A depressão é uma espécie de desvio comportamental, onde o individuo perde a motivação, ou seja, tem dificuldade de encontrar motivos para enfrentar os desafios de sua rotina diária, assim como vontade para se relacionar com outros indivíduos, em especial em momentos de lazer. Outra característica muito comum no individuo depressivo é a incapacidade de associar suas lembranças do passado a momentos felizes, porém isso não acontece por sua própria vontade, mas sim inconscientemente, já que seu cérebro está condicionado a remeter sempre a memórias de momentos tristes.

Existem diversas maneiras de um individuo chegar a um quadro de depressão, e as que mais se destacam são a exclusão social e a desestruturação do grupo familiar, claro que levando em consideração também a maturidade e sensibilidade intelectual do individuo. Dentre os casos de exclusão social, o que mais acaba por se converter em um caso depressivo é o preconceito, seja racial, sexual, social, comportamental e/ou retardo mental (não sou fã desta expressão, porém não encontrei outra forma de me referir a esse grupo de pessoas de uma forma mais amena e compreensível), pois faz com que tais indivíduos se sintam sozinhos e em alguns casos extremamente dependentes. Já no âmbito familiar, que em minha opinião é o mais comum entre todos os motivadores de transtornos depressivos, se encontra a decepção com alguns dos membros do grupo, a falta de incentivo por parte dos mesmos, onde toda ação visando o bem estar comum é recriminada e criticada, fazendo com que o individuo não se considere capaz de ser o que quiser, podendo então chegar a adquirir tal transtorno.

Contudo, como na maioria dos demais transtornos psicológicos, a depressão pode ser curada ou até prevenida, e uma grande forma de prevenção é a conversa com alguém de confiança, uma pessoa que lhe conheça bem e saiba das suas reais capacidades, onde você poderá vir a encontrar encorajamento para seguir em frente, deixando para trás as repressões e desconfianças relativas à suas capacidades. Agora, se o individuo já estiver em estado depressivo, será necessária a intervenção profissional de um psicólogo, que analisará o caso e dará seu parecer em relação à forma de tratamento para o individuo, podendo ser apenas com sessões de psicoterapia ou em casos extremos, com medicamentos, que só poderão ser prescritos por psiquiatras, que também decidiram sobre a necessidade de internação. Mas como descrito anteriormente, ainda se confunde muito tristeza com depressão, claro que existem pessoas com maior tendência depressiva, porém poucas acabam por adquirir realmente o transtorno.

P.S: Espero ter conseguido ser claro sobre meu conhecimento sobre depressão, e também ajudado a sanar as dúvidas da leitora Ana Carolina, que foi quem sugeriu a abordagem do tema, que confesso nunca ter pensado em escrever algo a respeito. Obrigado Ana Carolina pela colaboração, espero que continue acessando sempre que possível o Blog, e se quiser pode sugerir outros temas também!
Ah, desculpe a demora, não havia visto seu comentário anteriormente ;D

By: Rivaldo Yagi

Um comentário:

Ana Carolina disse...

Olá!
Muito obrigado!

Foi bastante claro e explicativo.