quinta-feira, 3 de junho de 2010

Prostituição não remete só ao lado sexual

Muitas pessoas quando ouvem falar em prostituição, lembram única e exclusivamente de pessoas que trocam favores sexuais por dinheiro. Contudo, este não é o único tipo de prostituição existente, podemos também considerar prostituição o ato de agir contra sua própria ideologia, ou seja, tomar decisões visando apenas o próprio bem estar, mesmo que para isso tenha que ir contra seus princípios, fazer coisas que não acredita levando em consideração somente os benefícios futuros, não se importando nem mesmo com a possibilidade de causar prejuízos a pessoas que em teoria não deveriam ser afetadas por seus atos.

E se pararmos para pensar, a prostituição não só em âmbito sexual, está impregnada na sociedade desde seu nascimento, e com isso pode-se também dizer que muitos de nós um dia mesmo que inconscientemente já tivemos que nos prostituir, por mais nobre que tenha sido o motivo. Se você dúvida, tente lembrar quantas vezes mentiste para safar um amigo ou mesmo a si próprio de uma encrenca, quantas vezes escolheste deixar seu orgulho de lado para satisfazer teu ego? Muitas não é? Com isso podemos então afirmar que todo individuo para que possa viver em harmonia social, necessite vez ou outra prostituir-se, trair a si próprio para que obtenha êxito em determinados projetos.

Porém, estes exemplos mostram apenas o lado “saudável” da prostituição social, pois existe também o lado podre, asqueroso, que nos indigna diariamente, mas que dificilmente lutamos contra, o que alguns intelectuais chamam de comodismo. Entretanto, seria mais correto chamar de mea-culpa, já que muitos de nós deixamos de agir contra por considerar que se nós mesmos em certo momento “vendemos” nossa idoneidade, por que tais pessoas não podem fazê-lo também?! Em termos poderíamos até usar tal justificativa, mais soaria como demagogia pura, pois abrir mão do orgulho vez em quando se faz necessário, mas abrir mão do caráter não deveria fazer parte de tal contexto. Deveríamos sim, exigir que estas pessoas sujas, que se prostituem da forma mais asquerosa que existe, já que vendem suas almas, e esquecem-se até mesmo de quem são, tamanha a mudança de personalidade que demonstram enquanto buscam alcançar benefícios anteriormente planejados, parassem um único momento para pensar, e assim percebessem quanto mal podem estar causando a seus semelhantes, e então recuperassem sua humanidade. Pois sabemos que em algum momento de nossas vidas, momentos esses que não serão poucos, precisaremos abrir mão de um pouco de nosso orgulho, caracterizando assim a tal da prostituição saudável.Que vendamos somente isso, e que continuemos seguindo nossas vidas com o máximo de retidão, pois para nós seres humanos, se faz impossível ser inteiramente correto.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: