terça-feira, 29 de junho de 2010

Brasileiro + Patriotismo = Copa do Mundo ou 7 de Setembro.


Quem nunca ouviu esta frase tão batida que diz que Brasileiro só é patriota em sete de Setembro e Copa do Mundo, Creio que todos não é?! Bem, mais o que poucos em um dado momento podem ter parado para pensar sobre tal assunto, refere-se aos motivos, ou seja, o que fez com que o Brasileiro se tornasse um povo tão despreocupado com seu País.

Bom, eu enumeraria como ponto primordial, a falta de informação, pois desde as séries primárias de nossas escolas, ensina-se mais sobre os costumes de outros países do que os nossos, ouve-se em programas de TV que em suma maioria são comprados de empresas internacionais, o hino Norte Americano, e raramente ouve-se o hino Brasileiro. Como prova disto podemos citar o fato de a maioria da população Brasileira não saber cantar o próprio hino, e os poucos que sabem, muitas vezes não entendem o significado de algumas estrofes do mesmo.

E quem são os culpados por isso? Acertou quem pensou na resposta quem não ensinou, ou se ensinou não deu a ênfase necessária para dar a nosso hino a importância devida. Pois como se quer cobrar comprometimento sobre uma causa da qual se tem pouca noção, recriminar o povo por conhecer pouco de sua própria história, se toda essa informação é passada de forma superficial.

Depois se reclama que o Brasileiro não se importa com o futuro da pátria, o que é um tanto quanto normal, já que ninguém tem obrigação de se importar com o que pouco conhece. Vivemos sob uma montanha de mentiras, e muitas delas nos negamos a aceitar, comemoramos uma independência fictícia, já que continuamos sendo colônia, só que agora de marcas e estereótipos internacionais, escondendo o real problema debaixo das asas da Globalização.

Que outro povo só se orgulha de sua bandeira de quadriênio em quadriênio? Que só se une em uma só voz para gritar gol, que muitas vezes é feito por compatriotas “estrangeiros”, que abandonam o país a primeira oportunidade de viver na Europa, e na maioria das vezes só voltam ao país na condição de turistas. Nada contra o futebol, a paixão nacional, esporte pelo qual nutro imensa paixão, mas sim contra a hipocrisia, a falta de bom senso, a incoerência que assola nosso país a centenas de anos. Vamos educar nossas crianças para amar este País, ensinar-lhes a respeitar nossa Bandeira, como também nosso Hino, que foi considerado um dos mais belos do mundo. Vamos estender nossa Bandeira todos os dias, não apenas a cada quatro anos. Vamos respeitar nossa cultura como respeitamos a dos demais países. Vamos cantar todos os dias nosso hino nas escolas, ensinar nossas crianças a respeitar nossos heróis, para que um dia possamos honrar o canto que diz: “Eu sou Brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...” e assim deixarmos de ser patriotas de ocasião para nos tornarmos enfim uma verdadeira nação.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: