sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Burro não! Desatento por favor!

Desde o inicio de nossa vida acadêmica e também após a mesma, nos acostumamos a estigmatizar as pessoas que não compreendem ou tem dificuldades para assimilar determinados assuntos como burros. Se levarmos em consideração as atitudes do animal que dá margem a comparação, por si só ela já é descabida, pois o burro “animal”, quando não está disposto a executar qualquer tarefa empaca, dando a entender que a entender que não está disposto a concluí-la.
Mais apesar da introdução um tanto quanto bem humorada, não é sobre isso que gostaria de escrever, e sim sobre minha opinião sobre pessoas tidas como burras, algumas delas até se auto-intitulando. Em minha opinião, não existem pessoas burras, mas sim pessoas com conhecimentos e habilidades direcionados. Há pessoas que são ótimas em um assunto e péssimas em outro, e nem por isso são consideradas burras por causa disso. Um grande exemplo disso é o físico Albert Einstein, que não era nem um exemplo de inteligência enquanto acadêmico e mesmo assim se tornou um ícone da física com suas teorias respeitadíssimas.
A também um terceiro grupo que havia se esquecido de mencionar, são eles os desatentos, pessoas que não assimilam algo simplesmente porque não destinam a atenção necessária para tal. E não estou mencionando os disléxicos, já que tal grupo de pessoas tem uma disfunção no que diz respeito à atenção, falo apenas dos desinteressados mesmo, os que preferem direcionar sua atenção para algo menos importante, mais que para eles as superficialidades são muito mais interessantes.
Portanto se alguém um dia os chamar de burro, corrija-o, diga-lhe que és burro, apenas tens uma margem de conhecimento direcionado, que pode não escrever bem, falar bem, ou comportar-se adequadamente, mais com certeza em algo você se destaca, por mais insignificante que seja mais você se destaca.


By: Rivaldo Yagi

Um comentário:

. samanta vanz . disse...

esse post pareceu estar inteiramente ligado com este meu momento - porque eu penso a mesma coisa: existe conhecimento direcionado.
o grande problema é saber reconhecer alguma área em que se sinta bem para desenvolver todas as capacidades pessoais.
pra mim, as pessoas ditas "burras" apenas não encontraram esse meio de desenvolvimento.

ótimo post!

=**