terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sociedade dos poetas Mortos, mais viva do que nunca!

Hoje me veio à mente o filme Sociedade dos poetas mortos, lembro que assisti a esse filme há muito tempo atrás e achei fascinantes as idéias transmitidas. Fiquei admirado com a coragem do professor interpretado por Robin Willians, que se rebelou contra o sistema de ensino vigente e libertou seus alunos das amarras da mesmice, poupou-os de serem seres normais, limitados a agir conforme o regime, o que fazia com que seus sonhos fossem deixados de lado para realização dos sonhos de outros, e já naquela época eram robotizados pela metodologia arcaica das escolas e que de lá pra cá não evoluiu muito.

Quantas vezes também nos sentimos assim aprisionados, como se nossas vontades não valessem, como se tivéssemos que ser o que querem que sejamos e não o que gostaríamos de ser. Quantas vezes tentam nos tirar o poder de decisão, o tão famigerado livre arbítrio, para que façamos algo para satisfazê-los, seja em nome de tradições familiares ou por puro preconceito contra o que escolhemos.

Acredito que todos já passaram por isso, mais se ainda não passaram, passarão, e será preciso estar preparado, pois só conseguirão impor sua vontade se tiverem plena certeza do que querem e porque querem. Dificuldades todos enfrentamos, mais não devemos desistir na primeira adversidade, muitos vão querer nos desencorajar, principalmente aqueles que não aprovam nossa escolha, sendo assim cabe a nós e somente a nós mostrar que estavam errados e que fizemos a escolha certa. Não deixemos que outras pessoas façam o nosso futuro, elas tiveram a chance delas, se foram covardes o bastante para deixa - lá passar não é culpa nossa. Cada um tem uma vida e deve fazer dela o mais brilhante possível, se não conseguir, isso não é motivo para que tentem realizar seus sonhos em outras pessoas, a chance dela passou, agora só basta lamentar.

Por isso faça o que você gosta, o que lhe dá prazer, pois a vida é sua e você tem seus próprios sonhos, não se deixe influenciar, quem vai viver sua vida é você e não quem tentou planejá-la por você, não seja mais um dos robozinhos da sociedade, não seja normal, ser normal é ser previsível e de seres previsíveis o mundo já está cheio.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: