quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sugestão para evolução do método de ensino nas Escolas


Não estou aqui desmerecendo a instituição escola, já que para mim a escola é um dos pilares da sociedade, mas desde o tempo em que ainda frequentava a escola, venho percebendo que o método de ensino é um pouco arcaico, ainda nos educam como educavam nossos tataravós.
O mundo está se modernizando, e o método de ensino deveria seguir a mesma linha, não falo só da inclusão digital, de computadores em sala de aula, enciclopédias online, e coisas do tipo. Mesmo porque, isso tudo tem seu lado ruim, pois o contato professor aluno está cada vez menos pessoal. O que pode acabar levando os alunos a ficarem mais retraídos, tímidos, e assim menos propícios a executar atividades em grupo.
Quero me referir ao comportamento dos próprios professores, que deveriam incentivar os alunos a pensar, e não a se conformar só com o que lhes é passado. Que lembrem que estão formando cidadãos, e não robôs.
Deveríamos ter na escola um ensino mais direcionado, simulando em sala de aula as situações que poderíamos ter que enfrentar em nossa vida após nos formarmos. Oficinas de direcionamento profissional, para que saíssem da escola com pelo menos uma idéia do que gostariam de fazer para o resto de sua vida.
Fazer com que o aluno tenha prazer em estudar, criando atrativos, fazendo-o entender que é seu futuro que está em jogo, que as atitudes presentes vão determinar o que ele será no futuro.
Uma boa saída para isso seria transformar o ensino médio em uma espécie de cursinho pré-vestibular, onde os alunos teriam suas dúvidas sanadas e todo o conteúdo abrangeria o que todos os curso universitários tem em comum. Cabendo ao aluno, depois escolher em qual área especifica gostaria de atuar, assim eliminaríamos pelo menos 50% dos casos de troca de cursos dentro das universidades, o que em minha opinião tornaria a formação de profissionais mais rápida e satisfatória, já que todos já chegariam à universidade sabendo exatamente que carreira gostariam de seguir.
Fica aí uma sugestão ao MEC, quem sabe eles um dia pensem no caso. Vai saber né!?!?

Nenhum comentário: