terça-feira, 14 de outubro de 2008

Relação entre Ter e o Poder filosófico




Há uma linha tênue entre poder e ter, eu posso batalhar, estudar alternativas, correr atrás, mais o que vai definir se fracassei ou obtive êxito é o que já tenho, ou seja, para conquistar qualquer coisa temos que nos dedicar, improvisar, buscar alternativas. Neste caso acabamos por trabalhar a parte do ter, porque o “ter” em questão não remete a posses de origem material ou monetária, e sim ao “ter” relativo a nossa força de vontade, nossos sonhos, sentimentos, que muitas vezes são reprimidos por conta do “poder” que também não remete ao poder hierárquico ou bruto, e sim ao poder filosófico, ou seja, eu posso ser o melhor no que me presto a fazer...mais sempre haverá alguém que nos faça frente, sendo assim, teremos de usar de ética para não prejudicar-mos esse alguém só para conquistar nossos objetivos.
Se tivermos uma filosofia de vida, criamos um link direto entre o “poder” e o “ter”, para assim não ultrapassar o limite da tal linha tênue que divide o certo do errado, justo do injusto, o ter do poder e nos capacita a conquistar tudo o que quisermos, sem que precise-mos passar por cima dos planos alheios. Sendo assim, se tenho capacidade posso “quase” tudo, pois quando há outras pessoas em jogo a ética tem que vir sempre em primeiro plano, porque não é necessário passar por cima de ninguém para crescer, tanto financeiramente quanto socialmente.

Bom espero que tenham compreendido o que quis passar através deste post....Abraço até o próxima!

Nenhum comentário: